sexta-feira, 6 de abril de 2012

Urânio no Irã

Já a algum tempo, se discute sobre o enriquecimento de urânio feito pelo Irã. O presidente Mahmud Ahmadinejad alega que a produção é para reatores com finalidades medicinais, utilizados por exemplo no tratamento de câncer, o enriquecimento necessário é de 20%, grau tecnicamente alto.
O que algumas nações discutem, é que por meio desse enriquecimento, o Irã seja capaz de construir bombas atômicas. Seria isso mesmo possível?

''Bem vindos a essa guerra política/diplomática amigos do Protesto! Na luta de hoje teremos de um lado...
Os EUA, Reino Unido, Israel e o resto da turma de puxa-sacos dos EUA, pressionando o Irã a diminuir a produção de urânio, ou melhor, para-lá.

E do outro lado, veremos...
Brasil, Russia, China, Índia (BRICs), Turquia e mais meia-dúzia de países, debatendo contra o mundo, geralmente, da seguinte forma: Poxa! só para fins medicinais! Ainda bem que não tacam bombas pelo Japão. Hiroshima e Nagasaki foram atingidas por bombas iranianas?

Quem ganhará essa batalha? assista hoje no ''Protesto! Briga de gigantes!''.
Esta luta é um oferecimento de Bombas de chocolate Uranius, uma explosão de sabor, ''Made in USA''.



Brincadeiras aparte, o assunto é sério. Já houveram ameaças de que, caso não parasse esse enriquecimento de urânio, uma movimentação militar poderia acontecer, como afirmado por Israel e E.U.A. (Caso não conheça essa ameaça, leia esse link para se informar um pouco melhor).
Abaixo veremos alguns dados dos países que podemos encontrar ogivas nucleares:
  • 1º Russia: 13000 ogivas nucleares 
  • 2º Estados Unidos: 9400 ogivas nucleares 
  • 3º França: 300 ogivas nucleares
  • 4º China: 240 ogivas nucleares 
  • 5º Reino Unido: 180 ogivas nucleares 
  • 6º Israel: entre 80 e 100 ogivas nucleares 
  • 7º Paquistão: entre 70 e 90 ogivas nucleares 
  • 8º India: entre 60 e 80 ogivas nucleares 
  • 9º Coreia do Norte: desconhecido 
Fonte

Puxa vida! quantas bombas! Mais quero destacar 4 países nesse meio: EUA, França, Reino Unido e Israel.
Somando o numero de ogivas desses 4 países encontraremos cerca de 9980 ogivas. Um número bem alto não?
Então eu lhes pergunto: como é que um país pode reclamar de uma ação alheira, se o próprio faz o mesmo em escala bem maior? Simplesmente não pode, seria uma hipocrisia.
O irã simplesmente não tem recursos ou meios para que uma produção em massa de ogivas nucleares sejam criadas. Nem o Brasil, que atualmente é a 6º potência econômica mundial, teria meios de faze-lo em um curto espaço de tempo.
O fato é que os EUA estão ''doidinhos'' para atacarem aquela área por suas riquezas. ''Pra que comprar urânio se podemos rouba-lo?'', essa é provavelmente a ideia deles.
Se uma guerra acontecer, será no mesmo linha de raciocínio que a guerra do Iraque: denuncias não comprovadas levarão os EUA para uma guerra (supostamente inevitável) sem sentido ou justificativa realmente plausível.
Reuniões, debates diplomáticos, ameaças e várias outras coisas acontecerão, mais eu aposto que (caso o Irã continue com o seu projeto) uma guerra explodirá, por que? por causa de um projeto inofensivo e de um país que lucra com a guerra, e sem guerra, não ha lucro.




Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário