domingo, 1 de abril de 2012

fim das sacolas plasticas, o que há por tras?

O uso das sacolas plásticas no estado de são Paulo e em muitas outras regiões brasileiras foi proibido, e essa decisão causou muita polemica, há os prós e contras, enquanto os que são a favor usam a justificativa de ajudar o meio ambiente, os que são desfavoráveis falam do prejuízo econômico, e social, da dificuldade de adaptação,onde colocar o lixo doméstico, e por que o fim das sacolas plásticas apenas nos mercados?Pessoas que lutam pela conservação e preservação do meio ambiente ficaram contentes com a nova lei que entrou em vigor no estado de São Paulo no dia 25 de janeiro. A sacola plástica demora mais de 100 anos para se decompor e isso prejudica muito o meio ambiente, polui muito, e há muitas pessoas que jogam as sacolas em locais inapropriadas causando sérios problemas, como entupir bueiros, esgoto e causando consequentemente enchentes. Para os apoiadores, essa é uma forma de ajudar e poluir menos a natureza.
Os que são desfavoráveis a proibição alegam que, essa decisão causará muitos problemas, um deles é o desemprego, segundo a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), essa decisão irá gerar cerca de 30 mil desempregos, pois muitas indústrias serão fechadas.
Outro ponto citado é que por que acabar apenas com as sacolas plásticas? Outros produtos plásticos, que estão presente no nosso dia-a-dia como embalagens para alimentos, garrafas PET (que acabam não sendo recicladas) também demoram para se decompor e continuarão sendo produzidas e poluindo o ambiente.
Essa lei causa muitos questionamentos, cada pessoa tem sua opinião, o governo alega que é uma medida para preservar a natureza, mais será se essa é realmente a verdade? Se querem tanto ajudá-la por que não tomar outras atitudes mais severas e eficazes?!
O brasileiro tem memória curta, mas vou lembrá-los que no final do ano passado foi aprovado o novo código florestal que também gerou grandes discussões na época. O novo código basicamente ajudou os produtores irregulares, pois todos os produtores que fizerem a regularização de seus imóveis rurais terão anistias de suas multas, e poderão continuar seus trabalhos com monitoramento do governo, mas quem garante que esse monitoramento será realmente competente e evitará abusos por parte dos agricultores? Outra falha do projeto aprovado é que houve redução na área de preservação permanente (APP), e ainda elimina reservas legais para pequenas propriedades,ou seja, não haverá punição para quem desmatou ilegalmente e irá diminuir as reservas naturais o que ocasionará vários problema  ecológicos como a morte de animais. (fonte e mais informações sobre novo código florestal acessem,fonte)
Levando em base a proibição das sacolinhas e a breve explicação sobre o novo código florestal, será mesmo que os políticos estão empenhados em ajudar a natureza ou eles estão apenas atendendo seus interesses particulares? Pois há fontes que falam que muitos senadores que participarão das votações receberam dinheiro de empresas, que tinham multas de grandes valores que foram anistiadas, para aprovar o projeto, eles negam que o dinheiro recebido seja para aprovar o projeto, será?!.(fonte2)
Mais uma vez podemos a chegar à conclusão que estamos sendo enganados pelo governo e pensando mais fundo, a aprovação do novo código florestal já foi esquecido por muitos, e a questão da proibição das sacolinhas está em alta bem em ano de votação, essa não será mais uma manobra dos políticos de ganharem votos?!Pois as pessoas que são favoráveis aos projetos sustentáveis, como a proibição dos sacos plásticos são um grande numero hoje em dia, e com essa aprovação políticos ligados ao projeto ganhariam muitos créditos com essas pessoas.
Não estou sendo contra a proibição de sacos plásticos nem sou contra os projetos sustentáveis, estou apenas mostrando ao povo brasileiro o que há por trás de projetos polêmicos como os citados a cima, como vocês viram, há muita enganação e manipulação por parte dos ladrões de colarinho branco.








Ivair Aniquiarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário