domingo, 1 de abril de 2012

À quem agrada o ensino de má qualidade?




Todos nós sabemos que o ensino da rede publica não é ideal para um país que, hoje tem a sexta maior economia do mundo.

A economia brasileira está em um crescimento acelerado, o mesmo não podemos dizer de nossa educação, que é muito ruim, alunos passam de ano sem saber ler, nem escrever, nosso país não permite que alunos repitam  por notas ruins,eles só repetem por faltas,ou seja, é só ir pra escola fazer o que quiser que o aluno tem ´´bons`` resultados garantidos.
Pobres alunos, que são iludidos achando que o importante é apenas avançar de série sem aprender nada, sem levar nenhum conhecimento digno que o ajudará no futuro. Pobres alunos que na sua maioria ao terminarem o ensino médio não sabem o que fazer, qual carreira seguir, e ficam perdidos sem uma profissão, sem uma estrutura básica de educação, o pior de tudo é que, o mundo atual não perdoa, e certamente esses alunos acabarão  tendo um futuro amargo e triste, cheio de pobreza.






Os estudantes, em sua maioria, saem da escola sem aprender nada e sem um senso critico,seria exigir demais que alunos tão poucos instruídos, tivessem um senso critico sobre assuntos de extrema importância, muitos não aprendem nem interpretar textos, como podem debater sobre, por exemplo, a política, economia?!
Essa falta de conhecimento de opinião individual gera conseqüências drásticas, pois, como essas pessoas irão exigir seus direitos se nem conhecem seus deveres? Como essas pessoas irão escolher os representantes do povo?! O fato é que não saberão fazer as escolhas corretas e as conseqüências podemos ver no nosso dia-a-dia, a desigualdade social, violência, ensino ruim, sistema de saúde publica em condições precárias etc.
É fácil perceber que um problema (ensino de má qualidade) gera muitos outros que, afetam toda a estrutura social do país, mas o que nem todos percebem é que essa situação só agrada a algumas pessoas que mandam nesse país, os políticos (corruptos).
Para a elite política é muito bom ver brasileiros que não tem opinião, que não sabem exigir seus direitos nem cumprir seus deveres, pois com uma população  ´´burra`` eles podem fazer o que quiserem, podem roubar o quanto quiserem que ninguém faz nada, não protesta,não exige mudanças e o pior não tiram eles do poder, pelo contrario, ajuda a mate-los em seus cargos de prestígios trocando votos por comida,dinheiro,favores etc.
É necessário mudanças, é preciso que o povo se mobilize e lute contra a corrupção, pois só assim veremos mudanças na estrutura do país, enquanto não exigirmos mudanças o país continuara da mesma forma, cheio de corrupção, miséria, desigualdade social, apenas com nossas mudanças de atitudes é que podemos mudar o país.




Ivair Aniquiarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário