sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Copa do mundo / Olimpiadas

Copa do mundo e olímpiadas no Brasil. Quem poderia pensar a alguns anos atrás que seria possivel que esse país conquistasse a oportunidade de sediar tais eventos consecutivamente?
Mas, será que temos potencial de organizar um evento de tal porte? temos recursos para receber pessoas do mundo inteiro? temos condições de receber bem os estrangeiros?



Vamos ver os gastos que o Brasil deverá se responsabilizar para que consigamos receber bem o mundo:


Copa do mundo:
•A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estima que o custo de construção e remodelação dos estádios custará mais de R$ 1,9 bilhão. Além das construções e reformas de estádios, haverá ainda mais alguns milhões gastos em infra-estrutura básica para deixar o país pronto para sediar o evento.
Em 31 de agosto de 2009, a agência estadual de gestão dos aeroportos da Infraero divulgou um plano de investimentos de R$ 5,3 bilhões para atualizar os aeroportos de dez cidades sede, aumentando a sua capacidade e o conforto para os centenas de milhares de turistas esperados para a Copa
Uma parcela significativa (55,3%) do dinheiro será gasto reformulando os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. O valor de investimento abrange obras a serem realizadas até 2014.
Fonte


Olimpiadas:
O orçamento planejado pela organização das olímpiadas do Rio 2016 para os transportes foi de aproximadamente 2,6 bilhões de dolares
O COI exige que uma cidade tenha pelo menos 40.000 quartos de hotel para poder sediar uma olimpíada, com a valorização do setor hoteleiro, que deve crescer entre 15 e 20% a organização dos jogos olímpicos do Rio 2016 estima que até o ano de 2015 a cidade tenha mais de 50.000 quartos de hotel
•O resto serão reformas pequenas, já que já recebemos o pan. Sobre estádios a copa do mundo já terá cuidado, o que adianta um pouco as coisas.
Fonte


Como vimos acima teremos vários desafios e muito dinheiro gasto em infraestrutura e esporte.
Dinheiro que com certeza será jogado no lixo?
Está claro que não. Os gastos que o governo terá em infraestrutura melhorarão o caos aéreo que é o Brasil. As construções e reformas de estádios, aeroportos, hoteis (com o garnde numero de pessoas vindo ao país eles ficarão aonde?) e lojas (o movimento de dinheiro crescerá, e os logistas não ficarão parados) gerarão empregos de longo a curto prazo pelo Brasil inteiro. 
O governo será pressionado, não apenas por brasileiros, mais pelo mundo, a melhorar a segurança, saúde, infraestrutura, energia, coleta de lixo, água e tantas outras coisas básicas que um turista precisa.
Os estádios e áreas de esporte incentivarão pessoas a pratica-los, melhorando a saúde do povo.
Não vejo por que a copa do mundo seria ruim ao Brasil, o dinheiro do grande lucro que vamos ganhar com a copa será revertido para outras áres importantes de gestão do governo, com o educação, por exemplo.
O dinheiro gasto agora trará lucros no inicio da copa do mundo, assim como trouxe á ultima anfitriã: a Africa do Sul.
Se a Africa do Sul (que não tem uma economia tão forte quanto a do Brasil) conseguiu organizar uma copa do mundo, por que nós não conseguiremos?


Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário