domingo, 1 de abril de 2012

Impostos vergonha de seu destino

 O Brasil hoje tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, são valores muito altos que chegam a 34% do PIB brasileiro.
Para onde vai todo esse dinheiro? Ninguém sabe, porem todos temos ideias para onde poderia ser destinado.

          

No ano de 2011 a arrecadação de impostos no Brasil foi de R$ 1,5 trilhão, e só nos dois primeiros meses de 2012 os números chegam a R$ 240 bilhões. Só para termos uma idéia, com esse valor obtido no começo desse ano, daria para: pagar 389 milhões de salários mínimos, contratar 18 milhões de professores para o ensino fundamental por ano, construir 16 milhões de casa populares, construir 17 milhões de salas de aulas equipadas, etc.
Apesar de tudo o que o brasileiro paga não há bons retornos para o povo. Segundo uma pesquisa feita pela IRBES instituto que aponta Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade, ou seja, que avalia como os tributos são investidos no país, o Brasil entre 30 países pesquisados, tem o pior retorno de seus tributos arrecadados para a população.
Mais uma forma de comprovar que o governo não administra bem os tributos recolhidos é só olhar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) atual, que avalia educação, longevidade e PIB per capita. O Brasil encontra-se apenas na 84º posição, com IDH de 0,718 , segundo os critérios de avaliação é uma boa colocação, mas levando-se  em consideração  a capacidade de investimento que o governo tem, por ter uma arrecadação de impostos exorbitante ,e de ser a sexta maior economia do mundo , era para o país estar em uma posição muito melhor.
Todos nós sabemos por que os impostos não são retornados em boas obras,ao invés desses recursos serem destinados a educação,saúde,segurança,moradia etc, Boa parte desse dinheiro é desviado pelos políticos(os corruptos), que apenas usam seus cargos públicos para enganar e  enriquecer nas custas do povo.E é graças a essas pessoas que comandam a nação e que tem atitudes egoístas e medíocres, que o crescimento social do país é retardado.





Ivair Aniquiarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário