domingo, 1 de abril de 2012

Segurança insegura

O Brasil esta prestes a sediar uma copa do mundo (2014), e olimpíadas do Rio de Janeiro (2016) e, para receber esses grandes eventos são necessários muitos investimentos e infra-estrutura.
Um dos maiores problemas que o país enfrenta nesse momento é a violência, apesar de grandes investimentos na segurança publica, o índice de criminalidade continua alto.



A população não esta nada satisfeita com essa alta taxa de criminalidade, segundo pesquisa do IBOPE feita em novembro de 2011, 51% da população avalia a segurança do país como ruim ou péssima, 36% consideram regular e 12% bom ou ótimo.
Em uma pesquisa feita pela ONU que avaliou 207 países, o Brasil tem a 3° maior taxa de criminalidade do América do Sul. Em 2010 a taxa de homicídios era de 26,2 a cada 100 mil habitantes, se comparados esses números de 2010 com números de 2000, em que taxa de homicídios é de 26,7 a cada 100 mil habitantes, veremos pouca evolução, e números praticamente iguais.
Vendo tais números pensamos que o investimento nessa área foi baixo, mas pelo contrário, foi muito alto. No governo Lula a verba aplicada para o segurança foi elevadíssima, os números dobraram, quando assumiu a presidência em 2003 os recursos destinados eram de cerca de R$22,5 bilhões, e em 2009 o investimento chegou a R$ 47,6 bilhões, ou seja, foi grande o apoio federal para melhorar a segurança e não houve grandes mudanças, os números mostram isso e a insatisfação da população também.
Como vimos o problema não está na falta de dinheiro, e sim em como aplicar melhor esses recursos, o governo não esta sabendo administrar essa verba, por isso que não há melhoras significativas na segurança pública. É necessário melhor planejamento para que haja um retorno melhor, os recursos devem ter investimentos bem pensados, para melhorar policiamento, treinamento desses policias, armamento, medias preventivas para evitar violência desde a infância, etc.
Se tivéssemos uma educação melhor, provavelmente não teríamos tantos problemas com a segurança, pois com ensino de qualidade crianças e jovens teriam um futuro melhor encaminhado, e não precisariam se aliar ao crime com a ilusão de ter uma vida melhor.
Para termos condições de sediar de forma tranquila a copa do mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, há um grande caminho a percorrer em pouco tempo, pois a segurança no país é muito falha e muito mal organizada, são necessárias melhores ações do governo federal, estadual e municipal. E podemos refletir também que se nosso ensino fosse melhor, com certeza precisaríamos de menos esforços para diminuir a criminalidade, pois, com educação dificilmente uma pessoal se torna marginal.






Ivair Aniquiarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário