sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Células-Tronco

[...]A legislação brasileira permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional, ratificando assim o posicionamento normativo dessa nação.[...] Fonte
Mais o que você acha das pesquisas e desenvolvimentos que estão ligados a esse tipo de ciência?



Alguns não tem conhecimento pleno do que são essas células tronco e para que você fique dentro da discussão deve entender direito como funciona e por que existe tanta discussão em volta desse tema.


[...]As células-tronco de embriões têm a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares,neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.[...] Fonte

Após essa breve explicação do tema, vamos falar sobre os pontos de vista.
Alguns condenam as células-tronco pelo fato de serem geradas de embriões, ou seja, vida. Ao usar embriões, algumas pessoas veem como assassinato ou interrompimento da vida que está nesse embrião.
Outros veem essa pesquisa como solução para problemas físicos, como já citado no texto acima.
Pelo bem da ciência e do bem estar de várias pessoas acredito que as pesquisas e trabalhos com células-tronco devem ser financiadas e desenvolvidas.
Imagina o numero de pessoas que seriam curadas de suas devidas doenças e o grande avanço na saúde que isso causaria na humanidade.
Entendo o ponto de vista do pessoal que vê de forma negativa as células-tronco. Mas do que adianta guardar os embriões para sempre e deixar pessoas com doenças graves sofrendo?
Acredito que deveria ter um investimento maior sobre esse tipo de ciência, pois isso pode revolucionar a medicina de uma tal forma que chegaria a nos espantar.




Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário