domingo, 1 de abril de 2012

Cultura malandra

Todos vêem a cultura como algo bom, que trás a historia, costumes de um povo, nação, estado, etc.
Só que há uma cultura brasileira que não é tão boa, a malandragem, ela está presente no dia-a-dia do brasileiro desde as crianças até os idosos, mas será que esse nosso jeito malandro trás problemas para o país?



Na escola a professora passa um dever para os alunos do ensino fundamental, em uma sala de 30 alunos apenas 10 fazem a atividade, os outros 20 copiam as respostas dos colegas (isso é a malandragem da nossa cultura). Esses alunos podem copiar enganar a professora porem não vão adquirir conhecimento que, fará muita falta na hora de fazer o vestibular, conseguir um emprego,quando precisarem fazer algo sozinhos não vão conseguir, pois não terão de quem copiar, e os resultados serão ruins.E essas crianças, que foram preguiçosas e irresponsáveis,e não tiveram apoio dos pais para evoluírem intelectualmente e moralmente, mais para frente serão adultos,não terão uma base para fazer escolhas de extremas importâncias,como votar, e as consequências são graves,políticos fazendo o que querem e o que não querem com nosso dinheiro,que deveria ser investido em pontos que realmente precisam.
Um trabalhador comum falta ao serviço sem motivo, e para não haver descontos em seus salários pede para um médico amigo dar um atestado falso, mais uma vez vemos a presença da malandragem.
Enquanto acontecem essas situações na escola, e com um trabalhador, a mesma coisa se repete em Brasília só que em proporções maiores. Os políticos agem na malandragem e acabam roubando nosso dinheiro, e isso pode ser chamado de corrupção, que gera para o Brasil um custo na perda de produtividade de cerca de R$3,5 bilhões, dinheiro esse que se fosse produzido poderia ser investido na educação, segurança, saúde pública, etc.(fonte)
A pergunta inicial foi: ´´ será que esse nosso jeito malandro trás problemas para o país?``. A resposta é: claro que sim. E não adianta reclamarmos da corrupção, pois ela não é nada mais que um reflexo de um país cheio de malandragem, onde se usa esse artifício para tirar vantagens pessoais, enquanto nossas atitudes não foram corretas, não haverão mudanças, pois como pessoas que sempre usaram de artimanha para tirar proveitos pessoais, vão conseguir ser corretos, honestos ocupando cargos de altas responsabilidades que envolvem muito dinheiro? A resposta é nunca. Para querermos mudanças nos outros é preciso que ela comece em nós.



Ivair Aniquiarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário