sábado, 25 de fevereiro de 2012

Manipulação da mídia

É muito comum ver emissoras de TV, em especial a Record e Globo, trocando farpas e mostrando os ''pontos fracos'' e ''defeitos'' uma da outra, o que acaba prejudicando muito o conteúdo de jornais e programas de ambas as emissoras.
A muito tempo atras já se falava em manipulação da mídia sobre a população, fazendo com que nós acreditarmos facilmente no que a mídia publicava de forma que transformava-nos em marionetes.
Mais isso realmente é possível ou inventamos isso? 


O que estou colocando aqui não é baseado em estudos ou coisa do gênero, é apenas uma opinião, portanto, não tem dados científicos que comprovem que estou certo ou errado.
Á alguns dias se deu como concluído o julgamento no caso Linderberg, com uma punição severa por assassinato, sequestro e outras denúncias que foram provadas no tribunal.
Algumas emissoras de TV seguiam minuto a minuto o momento do sequestro. Após a invasão da polícia e a descoberta que Eloá havia sido assassinada as emissoras começaram a especular que o assassino era Linderberg.
Que provas tinham as emissoras para culpa-lo? O tiro não pode ter vindo de um policial mal treinado? Que direito tinham as emissoras para denuncia-lo e coloca-lo contra uma nação?
Não estou falando que ele é inocente ou que é culpado, mesmo por que não tenho informações seguras sobre as provas e julgamento e nem sou formado em direito, mas quero destacar como a mídia conseguiu em pouco tempo chamar a atenção de um país para um homem e de como ela conseguiu facilmente induzir a população a pressionar a justiça a prende-lo, mesmo antes de um julgamento justo.
A manipulação faz com que as pessoas fiquem cegas e que atirem pedras antes de conhecer realmente o que esta acontecendo.
Um outro exemplo, desta vez mais simples.
Se a TV não tivesse poder de influência sobre a população, qual é a logica da propaganda de produtos?
-----''Geladeira por apenas 20x de XXX,xx...''
Se não houvesse influência da televisão, esse produto venderia tanto quanto vende? não seria inútil fazer uma propaganda em que não induzirá ninguém a comprar um produto?

Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário