terça-feira, 3 de abril de 2012

Energia nuclear

Desde o acidente de Fukushima, no Japão, entrou em discussão se a energia nuclear é algo realmente bom para o ser humano.
[...] tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.[...] Fonte
Realmente, a energia nuclear é perigosa, mais pode ser controlada se houver os devidos recursos. É indiscutível a importância desse tipo de energia, se não fosse uma fonte de energia boa não estaria sustentando 17% da energia mundial.



Por outro lado, quando algo inesperado acontece, as consequências são drásticas. Dois exemplos disso são Fukushima (Japão) e Chernobil (Ucrânia).
Façamos um breve resumo dos dois acidentes.


Fukushima:
[...]Receios de vazamentos de radiação levaram a uma evacuação de 20 km de raio ao redor da planta.
Medições realizadas pelo Ministério da Ciência e Educação do Japão nas áreas do norte do Japão entre 30 e 50 km da área apresentaram níveis altos de césio radioativo, suficientes para causar preocupação. Alimentos produzidos na área foram proibidos de serem vendidos.O governo de Tóquio recomendou que a água da torneira não deve ser usada temporariamente para preparar alimentos para crianças. Contaminação por plutônio foi detectada no solo em dois locais da central nuclear.[...] Fonte
Chernobil:
 [...]É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União SoviéticaEuropa OrientalEscandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Grandes áreas da UcrâniaBielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.
 É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da Organização das Nações Unidas de2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente.[...] Fonte

O texto acima diz por si só o meu ponto de vista sobre o assunto.
Ambos os acidentes foram catastróficos, mas pela tecnologia mais avançada e maior preparo, Fukushima sofreu menos. A radiação afetou uma região pequena se comparado ao acidente de Chernobil.
A verdade é que a energia nuclear poderia ser substituída por outra fonte de energia, o que custaria alguns milhões à alguns governos, mas que garantiria a segurança do seu povo e a energia necessária para manter uma região.
Pode-se substituir usinas nucleares por alguma fonte de energia renovável. É possível essa substituição, já que até 2008, essa energia já representava 19% da energia mundial (maior índice que da energia nuclear) e vem sendo agregado à vários países com resultados realmente satisfatórios.
É correto afirmar que é seguro a produção de energia nuclear, mais nunca se sabe quando um imprevisto pode quebrar essa segurança colocando várias vidas em risco.



Felipe Carvalho

2 comentários:

  1. Oi o blog de vocês é super legal, mas a não acho onde seguir! qualquer coisa pode comentar em http://www.exercendomeupapel.blogspot.com.br, terei uma imensa satisfação em seguir esse blog. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela sua opinião.
      Antes não havia a opição de seguir o blog, mais acabamos de ativa-la ao nosso blog. Fique à vontade.
      Boa noite.

      Excluir