quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Maconha

Ano passado entrou em discussão uma ideia que alguns consideravam absurda enquanto outros viam como uma solução: a legalização da maconha.
Com a legalização da maconha os otimistas viam um mundo em que o tráfico de drogas poderia ser extinto. Os pessimistas viam como um incentivo ao uso da droga e assim contribuindo para que a imagem do Brasil piore ainda mais (o bom e velho Brasil. País conhecido internacionalmente como o país do sexo fácil, do carnaval de drogas, da violência, e da ultima, mas não menos importante, corrupção).
Por que legalizar a maconha?



Economia:
A legalização da maconha traria vários benefícios econômicos para o Brasil.
Segundo estudos recentes em 107 cidades com mais de 200 mil habitantes, constatou-se que 6,9% das pessoas entrevistadas já usaram maconha pelo menos uma vez na vida, destes, observa-se que 1% afirmou ser dependente da droga. 
Vamos fazer um pequeno calculo: Cidades x (Habitantes x 0,01 (1% dos habitantes)) x 2 (esse é um numero é estimativo sobre por quanto seria a venda do produto) = Lucro. Usaremos os dados da pesquisa acima: 100x (200.000x0,01)x2= $. 
O resultado é de R$400.000 por dia (isso contando apenas 100 cidades e que cada usuário usasse o produto 1x) o que é um valor relativamente alto e que contribuirá para os impostos que poderão ser revertidos em educação, saúde, lazer, segurança ou qualquer outra área de gestão governamental.

Segurança:
Com o dinheiro que o governo coleta da droga ele investirá mais em policias e equipamento. O dinheiro que antes ia para o tráfico agora está nas mãos do governo. 
A maconha é uma das drogas mais vendidas em biqueiras, e com a legalização dela, o comercio ilegal fica mais  fraco. Pra que buscar a droga na biqueira se é vendido no bar?
Com um lucro menor a força do tráfico cai, diminuindo ainda mais o poder de bandidos.

Saúde:
Segundo estudos de décadas feitas por inúmeras faculdades/laboratórios a resposta é: sim, a maconha falz mal a saúde, porem é um dano pequeno, se usado com moderação não faz mal a ponto de ter graves consequências.

Educação:
Terá mais investimento, porém deve-se ter um apoio de concientização aos alunos sobre os efeitos e consequência do uso da maconha e de tantas outras drogas, lícitas ou ilícitas.

Esses são alguns pontos em que podemos observar sobre as consequências da legalização da maconha, são poucas as desvantagens sobre o assunto.
A solução para o enfraquecimento do tráfico é a legalização de drogas ''fracas'' como a maconha, por exemplo.
Se desse lucro ao tráfico vender drogas legalizadas, por que não vendem cerveja ou cigarro?




Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário