sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MST - Movimento dos Sem Terra

O movimento dos Sem terra (MST) que tem como objetivo 3 metas: Lutar pela terra, Lutar por Reforma Agrária, Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna (isso segundo os próprios, como mostrado no seu site oficial).
Seus movimento e ocupações de terras são destaques em jornais de tempos em tempos, mais essas ocupações podem ser vistas como ilegais ou como um protesto? a MST é uma organização que podemos considerar ''justa'' e/ou ''pacifista''?



Fiz uma breve pesquisa sobre noticias em que vemos o MST ocupando terras de grandes proprietários e percebi que o grupo faz um protesto em busca de um direito básico do homem segundo a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (Todo homem tem direito ha moradia) na qual o Brasil assinou em baixo.
Não seria uma grande hipocrisia assinar um documento e cobrar dos outros países uma ações para melhorar as condições enquanto aqui mesmo há problemas maiores a nos preocupar?
Mesmo estando ao lado do MST em questões ideológicas discordo em parte sobre a forma de ocupação.
Muitas vezes percebemos que algumas das invasões deles (não todas) acabam em brigas sérias que envolvem, em alguns casos, trocas de tiros, de ambos os lados.
Eles tem o direito de protesto, sem a menor duvida, mais o que suja o nome dessa organização é a violência que ocorre em seus protestos, o que permite que os jornais coloquem os seus ''queridinhos'' grandes magnatas de terras como vitimas, enfraquecendo o poder de influência e do verdadeiro objetivo do MST.
Uma organização que diz buscar ''Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna'' e ocupa terras com armas só pode ser chamada de hipócrita pela sociedade.
Os presidentes do MST tem que organizar melhor as ocupações e de forma mais pacifista possivel para que consigam atingir seus objetivos com maior eficiência.

Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário